15 fevereiro
2017

Bolsa protegida | O guia da senha inteligente

Seja para acessar as redes sociais ou o e-mail, criar senhas na internet já se tornou uma rotina. O problema é que nem todas são tão secretas como a gente pensa. Não é nenhuma missão impossível para um hacker, aquele tipo de pessoa que invade sites, descobrir senhas como 12345, por exemplo. Assim como você já tem a Bolsa Protegida, que, como o nome entrega, protege seu cartão Marisa e sua bolsa, é preciso manter sua vida online segura. O jornal inglês The Guardian sugere algumas estratégias:
Imagem-Conteudo_11 – Nunca use uma única palavra

Programas de computador usados por hackers quebram facilmente senhas que só têm um termo. Também não adianta utilizar essa palavra com a inicial em maiúscula, como Segurança. Agora já ajuda se você acrescentar um número à senha. Que tal Segurança12?

2 – Quanto mais longa, melhor

Isso mesmo. Senhas extensas tendem a ser bem mais eficientes porque são difíceis de ser descobertas. Elas devem ter entre 12 e 14 caracteres. Mas como lembrar de uma senha com um tamanho desse? Veja o item seguinte.

3 – Bole uma frase

BolsaProtegida1 tem mais de 14 caracteres e não oferece nenhuma dificuldade para ser memorizada. Aliás, frases são mais fáceis de decorar. Você pode escolher uma que você leu num livro, ouviu na novela, num filme ou numa série e adaptá-la. Opções não faltam.

4 – Para quem não tem boa memória

Você criou uma frase, mas esquece tudo tão rápido como a Dory, aquele peixinho do desenho animado Procurando Nemo? Se esse é seu caso, anote a senha em um papel e guarde num lugar seguro, como uma gaveta com chave. Nunca a escreva num computador. Hackers podem estar à espreita.

5 – Evite nomes conhecidos

Nada de usar o nome do cachorro ou do gato na senha. Muito menos os de filhos, sobrinhos, namorado ou outros parentes. A gente invariavelmente identifica esses nomes em posts nas redes sociais, que podem ser vasculhadas por hackers atrás de informações pessoais para atacar, entre outras coisas, contas bancárias. Todo cuidado é pouco.
Imagem-Conteudo_(allposts)O registro desse plano na Susep não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

POSTS RELACIONADOS

Faça seu cadastro X

Faça seu cadastro agora e receba conteúdo de moda exclusivo.